Código de Ética

O Código de Ética do CEERDL respeita a Visão, Missão e Valores da organização. Aplica-se a todos os colaboradores e pretende regular a conduta deontológica de cada um no dia-a-dia da sua função e actividade laboral. É dever de todos garantir uma conduta socialmente responsável face às pessoas que atende, no sentido de promover no interior e exterior da organização um “olhar da diferença com igualdade”. Esta premissa, símbolo da identidade e cultura organizacional do CEERDL materializa um desafio diário que deverá ser adoptado por todos os seus colaboradores

Confiança

Relações de confiança, baseadas no respeito e honestidade, transparência, cordialidade e diligência. A todos compete cumprir o dever profissional de proteger e garantir a privacidade e confidencialidade das informações relativas à organização, clientes e todas as partes interessadas, salvaguardando o respeito pelo consentimento informado.


Envolvimento

O espírito de iniciativa e participação activa de todos enquanto potencial de criatividade e inovação contribui para o crescimento e sustentabilidade organizacionais, num processo responsável e colectivo de melhoria contínua. Cabe a todos garantir e promover a participação do cliente e significativos, após escolha informada adequada à sua condição, contribuindo para a autonomização progressiva e assumpção dos seus direitos e deveres de cidadão.


Equidade

O CEERDL rege-se pelos princípios, legislação e declarações internacionais de direitos humanos, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e coesa. Cabe a cada um dos trabalhadores agir em prol da diversidade, em conformidade com os princípios da igualdade de oportunidades, no respeito pela condição física e social, género, etnia, orientação religiosa, política e sexual. Nesta linha de orientação é dever de todos os seus colaboradores sensibilizar a comunidade e actuar no sentido da inclusão social das pessoas que atende e seus significativos e de redução do estigma e discriminação.


Responsabilidade

Acção orientada de acordo com uma conduta comprometida e capaz de assumir decisões e desenvolver acções que visem o cumprimento da missão organizacional. Actuar de forma eficiente e eficaz e contribuir com empenho para o desenvolvimento de oportunidades e desafios organizacionais. Assegurar um desempenho profissional competente que evidencie rigor, profissionalismo e co-responsabilização face às necessidades dos clientes e que melhor permitam derrubar as barreiras da exclusão social.


Dignidade

O respeito pela integridade e dignidade das pessoas em atendimento implica um agir autêntico, na aceitação plena da sua individualidade e respeito pelos seus sentimentos. Qualquer acção tem de salvaguardar os seus direitos e um tratamento de elevada consideração pela sua condição física e psíquica. Estamos obrigados à denúncia de situações de desrespeito de comportamentos abusivos à sua pessoa ou imagem. São valorizadas as acções de cooperação que, mediadas pelo cuidado e orientação para o cliente, têm como finalidade a satisfação das suas necessidades e desenvolvimento de potencialidades, independentemente das limitações.


Lealdade

Comportamento pautado pela sinceridade e boa fé face à organização, empenhando-se em salvaguardar e promover a sua credibilidade, boa imagem e reputação em todas as situações. Agir em conformidade com as suas funções e tarefas, não actuando de forma abusiva em nenhuma circunstância, nem utilizando conhecimentos internos para obtenção de benefícios pessoais. Dever de proteger os bens e património físico, financeiro e intelectual através de uma utilização racional e eficiente dos recursos da organização.


Os comentários estão fechados